Hoje estudaremos sobre o profeta Jonas.
Jonas foi um profeta de Deus. Ele falava sobre a misericórdia de Deus com Israel, concedendo-lhe vitória e prosperidade. Mas, foi também um profeta conhecido por ser Teimoso. Deus queria anunciar a sua misericórdia e perdão para outras nações ao redor, ainda que elas fossem muito cruéis. Mas, Jonas não queria anunciar para os ninivitas porque tinha medo de ir para Nínive e também porque sabia que eles eram muito cruéis. Jonas não achou justo que eles tivessem uma chance para se arrepender.
Antes de condenar Jonas por não querer falar de Deus para certas pessoas más, como nós reagimos diante da necessidade de ter misericórdia de todos e de ter que pregar o evangelho para toda criatura, inclusive os maus? O que acha deles terem a mesma chance de ir para o mesmo céu que nós? Qual a nossa atitude em relação a pessoas estranhas, marginais, bêbados, meninos de rua que chegam em nossas igrejas?
Devemos aprender que Deus é bom e quer que todos se arrependam de seus pecados. Todos pecaram e separados estão de Deus. Todos tem o direito da Salvação por Jesus.
Jonas era um profeta conhecido e respeitado em sua terra.
Jonas viveu na época do rei Jeroboão que não fazia o que agradava a Deus. Foi nessa época que Jonas pregou uma mensagem para seu povo.
A mensagem era que o povo venceria as guerras e teria de volta um pedaço da terra que havia perdido. Mesmo sem o rei agradar ao Senhor, Deus havia resolvido proteger o povo. E tudo aconteceu como Jonas pregou.
Depois disso, Deus falou com Jonas e deu uma ordem a ele. Deus mandou Jonas pregar num país chamado Assíria e a cidade para ir era Nínive.
Vocês sabem o que Jonas fez dessa vez? Jonas fugiu. Mas, por quê? Ele estava com medo e também não achava justo um povo tão mau se arrepender da maldade e ser salvo por Deus.
Sabem o que Jonas fez? Isso mesmo, ele foi para o lado oposto ao que Deus tinha mandado. Jonas foi para o porto de Jope e comprou uma passagem para uma cidade chamada Társis, na Espanha.
Teimosia é pecado e desobedecer a Deus também. Você é teimoso às vezes em casa com seus pais?
Essa cidade ficava bem longe de Nínive. Jonas entrou no navio, desceu até o porão e se deitou no lugar mais escuro e dormiu.
Ele estava fugindo de Deus, como se alguém pudesse.
Ele estava bem sossegado ali, mas de repente, começou a cair uma grande tempestade com muitos raios e trovões. Jonas continuava dormindo, mas outros homens do navio estavam desesperados. Todos começaram a jogar as bagagens e as cargas do navio no mar. Mas o chefe dos serviços do navio descobriu que Jonas estava dormindo.
Ele acordou Jonas e disse: como você pode dormir com essa tempestade? O navio está para afundar, todos estão orando para seus deuses por salvação e você aí dormindo?
Os homens do navio não conheciam o Deus de Jonas e não sabiam que o Deus do profeta estava mandando aquela tempestade. Os homens disseram: alguém aqui está fazendo algo para desagradar o seu deus. Os homens fizeram uma reunião e a sorte caiu sobre Jonas. Fizeram várias perguntas e souberam que Jonas estava desobedecendo ao verdadeiro Deus por que estava fugindo.
Jonas disse: o único jeito de acabar com a tempestade é me jogar para fora do navio, no mar. Os homens não queriam, mas acabaram jogando porque a tempestade só piorava.
Vocês sabem o que aconteceu depois que jogaram Jonas ao mar?
O mar se acalmou. Aqueles homens adoraram a Deus porque viram que o Deus de Jonas era muito poderoso.
E quanto a Jonas? Ele foi engolido por um grande peixe e ficou 3 dias e 3 noites na barriga desse peixe.
Mas, lá dentro da barriga do peixe Jonas orou e pediu perdão por sua desobediência.Então, Deus fez o grande peixe vomitar Jonas numa praia.
O que Jonas precisou fazer depois disso? Obedecer.
Jonas foi para Nínive, pregou o que Deus mandou para aquele povo mau: “Se vocês não se arrependerem da maldade a cidade será destruída por Deus”.
Jonas ficou na cidade para ver a destruição. Mas qual não foi a sua surpresa quando viu que toda a cidade se arrependeu da maldade, pediu perdão a Deus e foi salva da destruição.
Jonas ficou muito furioso com isso. Como Deus ia perdoar tanta maldade? Mas, Deus disse: como não teria pena dessa grande cidade?
Deus é amor. Ele quer que todas as pessoas se arrependam dos pecados. Deus demonstrou ali naquela cidade compaixão paterna. Um Deus amoroso e bom.
Deus estava ensinando ao profeta que devemos pregar a Palavra de Deus para todas as pessoas a fim de que tenham a oportunidade de escolher servir a Deus e largar a maldade e desobediência.
E você, fala de Deus para todos os seus amigos ou só para os bonzinhos?
As imagens da Aula Bíblica Primários foram retiradas da internet para fins de ilustração.
E ai gostaram da história do profeta Jonas?
Um abraço a todos,
Tia Elaine.
Nenhum comentário:
Postar um comentário