Dinâmicas
O uso da dinâmica de grupo com nossas
crianças uma importante ferramenta no processo de aprendizagem da palavra de
Deus.
As dinâmicas não devem ser apresentadas
apenas como passatempo, devem ser valorizadas e encaradas como uma rica estratégia
pedagógica em sala de aula.
Objetivos
As dinâmicas favorecem o relacionamento entre os educandos
possibilitando a socialização do grupo, cabe ao educador facilitar o processo
de integração para uma boa comunicação voltada ao respeito com o outro e a
integração para melhor qualidade de vida e bem estar.
● Romper barreiras que impedem uma
verdadeira comunicação pessoal por causa de tantos preconceitos e
condicionamentos, que geralmente angustiam as crianças em relação as outras;
● Despertar nas crianças o sentido da
solidariedade, adormecido pelo individualismo e pelo egoísmo;
● Afastar a frieza, indiferença,
agressividade.
● Apresentar a criança como ela
realmente é...( limitações, deficiências, habilidades e suas tendências
positivas e negativas;
● Maturidade, harmonia, amizade,
sinceridade, confiança e colaboração;
● Promover enriquecimento nos conteúdos
trabalhados em sala de aula para maior fixação.
Metodologia
●Textos para reflexão, discussão e
leitura;
●Filmes para abordagem dos temas
apresentados;
●Músicas para serem apresentadas
durante as dinâmicas e com proposta de atividades;
●Pintura
●Jogos envolvendo áreas de conhecimento.
Recursos:
●televisão
●Balões
●Barbante
●Papéis
●Material para pintura (giz de cera,
lápis de cor, tintas guache etc...)
●tocar violã0 ou outro instrumento.
Para quem vai orientar a dinâmica é fundamental:
● Conhecer todos os passos da dinâmica para aplicá-la com segurança.
● Possibilitar um clima de espontaneidade em que as crianças participantes
sintam-se livres e á vontade para participar da experiência.
● Perceber o nível de relação e entendimento das crianças, pois nem toda dinâmica
se adapta bem a qualquer grupo. Ela pode ser um instrumento enriquecedor se for
bem utilizada e se as crianças estiverem em condições de vivenciá-la.
●As dinâmicas podem ser adaptadas de acordo com a realidade e a quantidade das
crianças.
A
árvore do conhecimento
Objetivo: Conhecer os participantes do grupo e suas opiniões
relacionadas aos assuntos apresentados na árvore.
Material:
Árvore de papel, ou EVA com balões e papéis com
frases escritas dentro do balão.
Procedimento: Cada participante se levanta e vai até a árvore,
apresenta-se para o grupo estoura um balão e lê a pergunta para os demais
participantes e responde de acordo com sua opinião.
Comprimidos
da fé
Material:
três copos de água.
Três comprimidos de sonrizal.
Coloque três copos de água
sobre a mesa, pegue os três comprimidos, ainda na embalagem.
Coloque o primeiro
comprimido embalado do lado do primeiro copo.
Coloque o segundo comprimido
embalado dentro do segundo copo.
Retire o terceiro comprimido
da embalagem e coloque dentro do terceiro copo.
Objetivo:
Levar as crianças a entenderem que no primeiro exemplo são as pessoas que sabem
que Deus existe, mas não deixam ele tocar em seus corações, deixam ele do lado de fora da sua
vida não confiam plenamente nele.
Segundo exemplo são as que
sabem que Deus existe, mas não quebram as barreiras que existem entre ele e Deus, lê a palavra mas não tem
transformação mesmo indo a igreja tem algo que impedem de confiar totalmente em
Deus.
Terceiro exemplo são as
pessoas quem confiam em Deus, e o deixam transformar
sua vida, há uma mudança em sua vida, é assim que devemos ser, mesmo nas
dificuldades sabemos que ele age em meio as tribulações e nos lançam como
flechas para alcançarmos o melhor para cada um de nós.
Um abração,
Tia Elaine e cia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário