.

A importância de ensinar nossas crianças a orarem.

  
Uma das coisas mais importantes que podemos ensinar as crianças é conversar com Deus. São incalculáveis os benefícios na vida de uma criança que aprende que sempre pode recorrer a Deus e  ele ouve e responde a suas orações.
Muitos pais adiam esse aprendizado por muito tempo deixando esse tipo de ensinamento somente a cargo da igreja.
O momento ideal de ensinar uma criança a orar é mesmo sendo bebê, sempre leve seu filho a igreja, e assim que ela começar a falar já pode ensinar. As crianças pequenas são puras e têm uma capacidade surpreendente de aprender.
O ato de orar é muito pessoal, mas não é preciso grandes conhecimentos teológicos para ensinar. Sendo assim darei algumas dicas para ajudar nesse processo:

1. Como orar
Apesar de existirem muitas maneiras de orar, em Lucas 11:1-3, Jesus ensina como fazer. Primeiro chamamos pelo Pai, agradecemos, fazemos nossos pedidos e ao encerrar exaltamos o nome de Jesus. Essa maneira é simples, permite a criança ter liberdade de expressar seus sentimentos do seu jeito e com suas palavras.

2. Frases curtas e palavras simples
Algumas pessoas pensam que as orações devem ser longas e cheias de palavras difíceis. Na realidade  ela deve ser simples e vir  do coração.
No começo, você pode ditar a oração para a criança repetir. Pode ser curtinha e com palavras que ela compreenda.

3. Dê liberdade
Assim que a criança se sentir pronta, ela começará a orar utilizando as próprias palavras, deixe que ela tenha liberdade de pedir e agradecer pelo que quiser.

4. Aproveite as oportunidades
Aproveite toda oportunidade de orar junto com a criança. Ore por um brinquedo que perdeu alguém que está doente, por algum medo que ela esta sentindo. O importante é saber confiar ao Pai tudo o que precisar.

5. Ensine paciência
 Ensine que Deus responde a todas as orações, mas que às vezes precisamos esperar.

6. Ensine fé
Da mesma forma que os pais dizem não aos filhos quando pedem coisas que não são boas, Deus também diz não quando pedimos algo que não será bom para nós. A criança precisa entender isso.


Dicas aos professores
Essa é uma dinâmica para trabalharmos com nossos alunos sobre a oração, viaje nesta aventura nossas crianças vão amar.

Material Necessário
1 cadeados pequenos com chave.
3 chaves velhas de tipos diferentes
1 porta-joias (pode ser substituído por caixinha de papelão revestida)
7 a 8 tipos de bijuterias (podem ser anéis, colar, pulseiras)

Modo de Preparar
Coloque as joias na caixa. 
Caso utilize a caixa de papelão, tente fechá-la colocando uma alça na tampa e na caixa para fechar com o cadeado. 
Coloque etiquetas em cada chave, com as seguintes palavras: 

DINHEIRO, FAMA, POBREZA. 
Coloque etiquetas também nas joias. 
As etiquetas das joias devem conter as seguintes palavras. 

Ajuda na angústia, Perdão, Saúde, Força, Prosperidade.
A chave que abre a caixa ou o cadeado que tranca a caixa deve conter uma etiqueta com a palavra ORAÇÃO.



Mensagem
Mostre um cadeado e sua forma de fechadura. 

Enquanto você abre e fecha esse cadeado com a própria chave dele, explique que existem muitas outras fechaduras que necessitam das suas chaves próprias para que possam ser abertas, como por exemplo: A porta da nossa casa, a fechadura do carro, a fechadura da mala, da loja, do portão etc.

Há, porém, um tipo de fechadura bem diferente dessas que aqui se encontram. 
Essa fechadura necessita de uma chave diferente também. 
É a fechadura do maravilhoso tesouro de Deus (coloque a caixa rotulada com a palavra Tesouro de Deus sobre a mesa e não mostre a chave).

Bem, esta caixa é o tesouro de Deus você necessita de uma ou mais bênçãos, como ajuda na angústia, perdão ou força, como você poderia ter acesso a essas coisas?
Será necessário uma chave especial, uma chave própria para abrir esse tipo de fechadura (mostre que a caixa está fechada).

Vamos tentar agora descobrir qual é a chave especial que necessitamos para abrir o maravilhoso tesouro de Deus.

Primeira chave – DINHEIRO
O dinheiro pode comprar as bênçãos de Deus, abrir a caixa do tesouro de Deus? Não, (Tente a chave na fechadura.) O dinheiro nunca pode comprar o perdão ou a ajuda de Deus em tempo de angústia ou necessidade.


Segunda chave – FAMA
A chave da fama irá abrir a caixa de tesouro de Deus. Não, Algumas vezes você vê uma pessoa famosa imagina que ser famoso, importante, pode trazer felicidade comprar perdão de Deus, ser abençoado, e nem sempre somos felizes e conseguimos a salvação só por sermos famosos.


Terceira chave – POBREZA
A pobreza irá abrir a caixa escrita tesouro de Deus? Não. O fato de ser pobre não implica em que você vai ser salvo e que Deus esta em sua vida.

Quarta chave- Oração
Há apenas uma chave que pode abrir é a chave da oração segure  a chave correta, rotulada com a palavra ORAÇÃO abra a caixa e mostre algumas joias que ela contém e leia as etiquetas coladas nessas joias. Explique as crianças: Jesus disse se pedir algo em meu nome, eu a farei. Peça para as crianças lerem o que está escrito nas joias, e explique que só conseguimos bênçãos através de orações, e temos que saber que tudo que pedirmos a Deus tem o tempo certo e nossos desejos tem que estar de acordo com a vontade de Deus.

REFLEXÃO
A oração é a forma que temos para nos comunicarmos com Deus.
Essa comunicação é tão importante como uma chave é para a sua fechadura.
Através da oração, podemos abrir diferentes caminhos para a nossa vida, pois estaremos entregando nas mãos de Deus as nossas maiores necessidades. Devemos, portanto, falar com o nosso Deus diariamente e entregar a Ele a nossa vida.
Então Ele abrirá a caixa de tesouros do Seu infinito amor para colocá-los à nossa disposição.
Vocês gostariam de falar com Deus diariamente? Orem sempre.
A Bíblia nos aconselha: “Orai sem cessar”
Isso não quer dizer que devamos estar ajoelhados o tempo todo, mas sim, que devemos estar em comunhão constante com Jesus, recorrendo a Ele sempre que precisarmos, não importa o local, tendo a certeza da Sua companhia ao nosso lado, constantemente, para nos animar e ajudar.
Esse é um privilégio que tem todo fiel seguidor do Senhor Jesus, pois Ele está sempre pronto a ouvir aqueles que O buscam.

Fiquem com Deus
Abraços
Tia Elaine .

Compartilhar:
← Anterior Proxima → Inicio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VISITAS

contador de visitas

Seguidores

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Destaque

Deus de promessas.

Olá turminha da Tia Elaine. Hoje deixarei para vocês a  letra de um hino maravilhoso...... Faz parte da minha vida, e gostaria de co...

Nossa Camiseta Promocional

Nossa Camiseta Promocional