.

O sentido do Natal






Olá queridos professores, quando iremos falar sobre o natal para nossas crianças encontramos muitas duvidas em preparar visuais e até mesmo nossas aulas, então aí vai uma super dica para vocês espero que gostem. 
Viagem nesta aventura e divirtam-se com suas crianças.
Nós podemos começar  perguntando às crianças a respeito de como nos comunicamos nos dias de hoje, como sabemos das notícias, dos mapas que utilizamos para encontrar um lugar,e até mesmo da internet que facilitou bastante para todos em termo de notícias, e depois darmos oportunidades para elas falarem, diga que há muito tempo atrás Deus falou com alguns homens de uma forma muito especia, através de um símbolo. 
Através de uma estrela foi anunciado o nascimento de jesus.


Nesta história podemos confeccionar alguns visuais:
Maria e José.
Uma caixa de papelão para ser o local onde Jesus nasceu.
Serragem para colocar dentro da caixa.


Gravuras dos personagens.


Palito de churrasco para fixar.

Se desejar pode usar também isopor para fixar no fundo da caixa e fixar os personagens. 

História


Maria e José moravam numa cidade chamada Nazaré,ela gostava de ajudar as pessoas. Sua maior qualidade era ser humilde de coração, por isso ela foi escolhida para ser  a mãe do filho de Deus, Jesus Cristo, o Salvador do mundo.

Então Deus enviou um anjo até a casa de Maria, e o anjo disse:
- Maria, não temas! O Senhor é contigo! Trago novas de grandes alegrias. Tu achaste graças diante de Deus, eis que você dará a luz a um filho e dará o nome de Jesus, este será chamado de filho do Altíssimo, e será o príncipe da paz.

Maria ficou muito feliz e orou agradecendo a Deus.
Maria ficou grávida de um menino, este seria o Salvador enviado por Deus.
.
Mostre a figura de Maria e José e fixe  no isopor que esta no fundo da caixa

Quando estava perto de dar à luz ao menino, o casal precisou ir para uma cidade chamada Belém, quando chegaram lá, não encontraram lugar para passar a noite, então alguém lhes ofereceu uma estabulo onde ficavam os animais daquela época e foi naquela noite que nasceu Jesus Cristo, era um lugar simples e humilde e ali mesmo Maria deu a luz ao menino Jesus, o salvador do mundo, príncipe da paz, e o envolveu com faixas e colocou-lhe em um bercinho de palha chamado de manjedoura.
E lá no campo, estavam os pastores, cuidando de suas ovelhinhas, quando um anjo do Senhor apareceu e lhes deu a notícia do nascimento do menino Jesus.
- Jesus, nasceu lá em Belém em um estábulo.
De repente apareceram muitos anjos cantando:
- Glória a Deus nas alturas e paz na Terra entre os homens de boa vontade.
Os pastores imediatamente foram a Belém ao encontro de Jesus e ficaram felizes em vê-lo.
Os magos que moravam viram a estrela no Oriente e a seguiram e ela os levou onde estavam o menino com a sua mãe. Então os magos prostraram-se e adoraram Jesus e presentearam o menino com ouro, incenso e mira.

Mostre a figura de Jesus quando nasceu e da estrela e fixe na caixa.

Converse com as crianças a respeito do natal que comemoramos, deixe-as falarem dos “símbolos do natal”, fale a respeito dos presentes que Jesus recebeu, e do presente que nós devemos oferecer a ele não somente no natal, mas todos os dias, na nossa vida, que é nossa adoração, e conclua deixando claro que o natal não é papai-noel, presentes, árvore de natal, etc., mas o verdadeiro natal é Jesus Cristo, é por causa dele que existe esta data. 

A partir daqui é com você professor, isto é apenas uma base, quem realmente desenvolve a história é você, com a ajuda do espírito santo deixe ele te usar, faça uma oração com suas crianças antes de iniciar sua aula pedindo isso a Deus, e ore também durante a semana pelas nossas crianças pois muitas nestas datas não tem o que comemorar.
Mas podemos ajudar nós como pessoas chamadas por Deus podemos fazer muitas crianças sorrirem, façam louvores em abrigos, arrecadem brinquedos novos e usados, em bom estado de conservação, e vá fazer sua parte se cada um fizer muitas crianças conheceram a verdade.
Plante a sua semente, e deixem que outros regaram.
O importante é fazermos nossa parte, e seremos recompensados por Deus pois ele ama nossas crianças.


Figuras para a aula.
José e Maria


Jesus


Os reis Magos e a estrela


Caixa decorada com isopor no fundo para fixar os personagens durante a história.



Dicas

  
Devemos conversar muito com as crianças sobre o natal e como ajudar quem precisa;

 “Quem é bondoso será abençoado porque reparte a sua comida com os pobres.” Provérbios 22-9.

Jesus ajudou os pobres, doentes e oprimidos, e alguns querem seguir seu exemplo. Acham que a melhor ocasião para isso é o Natal, quando instituições de caridade costumam se empenhar mais para conseguir doações.

Durante as festas de fim de ano, muitas pessoas estão preocupadas em fazer compras, receber parentes e amigos ou visitá-los. Tudo isso as deixa com pouco tempo, energia e dinheiro para ajudar os pobres e necessitados. O máximo que elas conseguem talvez seja fazer uma doação
A palavra de Deus nos diz:

“Não negues o bem àqueles a quem é devido, quando estiver no poder da tua mão fazê-lo.” Provérbios 3-27. 

 Os pobres, famintos e oprimidos não sofrem só na época do Natal. Se você perceber que alguém precisa de ajuda e se estiver condições ajude, por que esperar um feriado para fazer isso? 
Seus atos de bondade e compaixão serão abençoados.

“Todo primeiro dia da semana, cada um de vós, na sua própria casa, ponha algo de lado, em reserva, conforme tiver prosperado.” 

 O apóstolo Paulo deu esse conselho a cristãos do primeiro século que queriam ajudar os pobres. Será que você poderia ‘pôr de lado’, ou reservar, algum dinheiro para doar regularmente a pessoas ou a uma organização que faça bom uso dos donativos? Assim, você estará cuidando dos necessitados, mas dentro de suas possibilidades.


“Não vos esqueçais de fazer o bem e de partilhar as coisas com outros, porque Deus se agrada bem de tais sacrifícios.” Hebreus 13-16.

 Observe que, além de “partilhar as coisas com outros”, precisamos nos lembrar de “fazer o bem”. Por exemplo, pais sábios ensinam seus filhos a ajudar os idosos em tarefas do dia a dia, a encorajar os doentes por meio de um cartão, uma visita ou um telefonema, e a se importar pelas crianças pobres ou que têm alguma deficiência. Dessa forma, os filhos aprendem a ser bondosos e generosos o ano inteiro.


Enfim é isso que nossas crianças devem aprender que natal é todo dia e que devemos sempre estar preparados para fazer o bem, é isso que jesus quer de nós. 


Um feliz natal a todos e  que Deus continue sempre conosco, que a cada dia possamos juntos através de orações e ações fazer um mundo melhor para nossas jóias raras que são nossas crianças.

Graças a Deus temos muitas pessoas com projetos e de bom coração que trabalham com esse foco, tive o enorme prazer em Porto seguro -Bahia, conhecer Tio Carlos e Edmar que juntos também desenvolvem um maravilhoso trabalho a crianças carentes, que Deus continue fortalecendo e renovando cada dia mais nossas forças.

Não esqueçam do nosso projeto ler a bíblia esse ano toda, estamos em Gênesis, vamos adquirir conhecimento da palavra crianças.
Em breve postarei minha experiência para vocês estou lendo também.
Dúvidas estou aqui podem postar nos comentários terei enorme prazer em ajudar.
Um abraço a todos da  Tia Elaine.
Até a próxima.





Samuel e Edmar -Porto Seguro. 
                                                  

    
Compartilhar:
← Anterior Proxima → Inicio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VISITAS

contador de visitas

Seguidores

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Destaque

Deus de promessas.

Olá turminha da Tia Elaine. Hoje deixarei para vocês a  letra de um hino maravilhoso...... Faz parte da minha vida, e gostaria de co...

Nossa Camiseta Promocional

Nossa Camiseta Promocional